Por que investir em fundos imobiliários?

Por que investir em fundos imobiliários?

Por que investir em fundos imobiliários?
Imagem do site Freepik

Se você quer saber o que são e por que investir em fundos imobiliários, continue a leitura desse conteúdo e entenda mais!

Antes de iniciar esse conteúdo dizendo alguns motivos sobre o por que investir em fundos imobiliários, precisamos contextualizar e explicar uma das dúvidas mais frequentes entre investidores iniciantes.

O que são fundos imobiliários?

Close up shot of caucasian contractor holding real estate project while his african colleague pointing finger at scale model building, explaining design during presentation meeting in office
Imagem do site Freepik

Também conhecidos como FIIS, os Fundos imobiliários são fundos de investimento cujo portfólio é composto por ativos desse nicho.
Os imóveis ou ativos imobiliários que compõem este tipo de investimento são escolhidos por um gestor profissional de acordo com a estratégia definida pelo fundo.
É a maneira mais simples de se investir em imóveis, tendo em vista que você não precisa compra-lo diretamente.

Para saber como investir em fundos imobiliários, é preciso saber que eles são divididos em alguns tipos e os principais são:

Fundos de Papel.

Fundos de papel são fundos que possuem investimentos principalmente voltados a ativos como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);Letras de Crédito Imobiliário (LCI); Letras Hipotecárias (LH);Certificados de potencial adicional de construção (CEPAC); entre outros, onde não existam imóveis físicos e que a renda seja gerada pelos juros dos títulos imobiliários.

Fundos de Tijolo.

Fundos de Tijolo são fundos que investem em imóveis físicos (comercial, industrial, lajes, galpões logísticos, etc).
Eles podem ter um forte potencial de valorização, além de possibilitar aos cotistas, dividendos pagos mensalmente, tendo em vista que eles geram receita através do recebimento de aluguéis. 

Caso você não saiba por onde começar a investir em fundos imobiliários, o ideal é que você inicie pelos fundos de tijolo. Esse tipo de fundo é mais tangível e você pode analisar as condições dos imóveis que compõe a carteira do fundo, analisando condições de estrutura e vacância do imóvel.
Outro ponto importante e que você deve se atentar antes de investir em fundos imobiliários é a gestora dos fundos. Sempre analise quem está por trás dos recursos e opte por grandes gestoras.

E quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Plant growing in coins glass jar for money on green grass
Imagem do site Freepik

Mesmo com a pandemia e com o valor das cotas caindo, muitas pessoas encontraram oportunidades nesse cenário fazendo com que o investimento em fundos imobiliários venha crescendo cada vez mais e vamos listar abaixo alguns dos motivos para isso estar acontecendo.

Custo baixo para começar a investir.

Uma das principais vantagens em investir em fundos imobiliários é a possibilidade de investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro.
Várias corretoras financeiras já permitem aos clientes o investimento em FIIs sem cobrança de taxas de corretagem e isso torna esse tipo de investimento mais atrativo para pessoas físicas.

Distribuição de dividendos.

Fundos imobiliários são obrigados por lei (artigo 10, inciso XI da Lei nº 9.779/1999) a distribuir, no mínimo, 95% do lucro caixa apurado pelo fundo a cada semestre.
Aqui no Brasil, essa distribuição geralmente acontece mensalmente, afim de atrair mais pessoas para esse tipo de investimento, já que eles podem contar com uma renda extra todo mês.

Diversificação de investimentos.

Como citamos acima, os fundos imobiliários possuem variados tipos e com isso você pode diversificar sua carteira de investimentos. A diversificação é importante para que sua carteira seja capaz de reagir as oscilações do mercado econômico e às mais variadas conjunturas econômicas.

Isenção de Imposto de Renda sobre dividendos.

De acordo com o artigo 125, inciso III da Lei nº 11.196/2005, a distribuição dos rendimentos derivados de FII deve ser isenta de Imposto de Renda.
Para os cotistas, essa é uma vantagem significativa, já que aumenta a rentabilidade da aplicação, gerando retornos maiores sobretudo no médio e no longo prazo.

Mesmo com todas essas vantagens, você deve ficar atento pois o investimento em fundos imobiliários é uma aplicação em renda variável e seus ativos estão sujeitos as oscilações do mercado.
Antes de aplicar seu dinheiro em qualquer investimento, defina objetivos e prazos para suas metas.
Esse planejamento irá facilitar suas escolhas e poupará alguns erros no percurso.

Gostou do conteúdo?
Não esqueça de ler outros assuntos aqui no blog!