Como decorar um quarto infantil gastando pouco?

Como decorar um quarto infantil gastando pouco?

Xomo decorar um quarto infantil gastando pouco

Como decorar um quarto infantil gastando pouco? Eis a questão.
Não existe nada mais gostoso do que decorar a casa e sentir que há mais vida e conforto em nosso lar.

E quando falamos do quarto das crianças, essa tarefa fica ainda mais empolgante, já que podemos trabalhar um lado criativo e lúdico que muitas vezes fica escondido na rotina corrida do dia a dia e nos divertir com os pequenos.

Porém, muitas vezes a expectativa não corresponde à realidade e precisamos apertar um pouco o orçamento e abrir mão de alguns itens que gostaríamos de inserir na decoração.

Mas isso não precisa ser um problema e pensando nesse ponto especificamente, trouxemos algumas dicas e inspirações de como decorar um quarto infantil gastando
pouco!
Boa leitura!

Antes de começar…

Sabemos que a ansiedade deve estar grande para iniciar as tarefas, mas antes de mais nada, você precisa levar em conta os fatores abaixo para ter um planejamento bem-sucedido e decorar com pouco dinheiro:

Considere o espaço.

Parece óbvio, mas muitas vezes estamos tão empolgados em pesquisar referências ou comprar itens decorativos, que não levamos em consideração o espaço disponível para comportar os móveis e os objetos.

Antes de tudo, o quarto das crianças deve ser funcional.

Defina seu orçamento disponível.

Durante o processo de pesquisa e inspiração você pode perceber que não será necessário gastar tanto quanto você imaginava.
Muitas vezes existem opções semelhantes e mais em conta que você pode substituir na hora de colocar a mão na massa.
Mesmo assim, é importante definir o quanto você quer e pode gastar com esse projeto, para que no final, seu orçamento mensal não seja comprometido.

Atente-se aos gostos pessoais das crianças.

É muito importante ouvir as ideias dos pequenos e levar em consideração seus gostos pessoais, já que é ali que eles vão passar a maior parte do tempo.

Por isso, aproveite essa etapa do planejamento!
Você irá ouvir dezenas de ideias criativas, muitas vezes aplicáveis ao ambiente.
Sabemos que não é possível colocar um castelo e uma piscina de bolinhas gigante dentro do quarto, mas em contrapartida, existem diversas opções acessíveis que irão atender o gosto pessoal das crianças e fazer com que elas se sintam acolhidas e realizadas.

Chegou o momento de colocar em prática seus planos de decoração. Esse processo envolve um intenso acervo de pesquisas e inspirações. Mas calma!
Nós separamos algumas dicas e referências para facilitar a sua busca.

Confira logo abaixo como decorar um quarto infantil gastando pouco.

Leia também:

Dicas de decoração para quarto infantil pequeno. 
O que é decoração Montessori? 5 Motivos do por que é importante você conhecer!

 Defina a identidade visual.

A escolha das cores, elementos, tipo de ilustrações e texturas fazem parte da identidade visual do ambiente.
É a partir daí que você consegue criar composições mais harmônicas e esteticamente mais agradáveis.

Ao realizar essa definição, você consegue planejar melhor o estilo de decoração que você irá utilizar e fazer pesquisas mais assertivas para economizar tempo e dinheiro.

Separamos logo abaixo um exemplo de vídeo que ilustra muito bem a utilização de uma identidade visual para a decoração do quarto de um bebê.

Invista em papéis de parede.

Como decorar um quarto infantil gastando pouco.

Uma ótima opção para quem está pesquisando sobre como decorar um quarto infantil gastando pouco, são os papéis de parede.

Muitas vezes, pintar as paredes pode sair mais caro e ser mais trabalhoso, além do fato de que o odor forte de algumas tintas pode despertar crises alérgicas nos pequenos.

Abaixo você pode conferir algumas vantagens que você terá ao escolher os papéis de parede:

  • Aplicação simples;
  • Limpeza e higienização facilitadas;
  • Não deixa odores fortes no cômodo;
  • Várias estampas disponíveis no mercado para você escolher com os seus filhos. (desde animais de estimação e formas geométricas, até composições abstratas e ilustrações em aquarela.)

Quadros são ótimos aliados na decoração.

 

Uma ótima opção de decoração simples e econômica, são os quadros decorativos.

Você pode explorar diversas opções de ilustrações, imagens e composições.
O melhor de tudo é que essa é uma opção barata de incrementar o ambiente, já que basta você imprimir as imagens e colocar na moldura.

Decoração infantil com quadros.

Existe ainda a possibilidade de fazer a moldura com EVA ou palitos de sorvete! Basta usar a criatividade e dar asas a imaginação dos pequenos.

Nichos e Prateleiras são indispensáveis.

 

Nicho colmeia para a decoração.

Nichos e prateleiras são itens atemporais e podem acompanhar a decoração do quarto das crianças em várias etapas da sua vida.

São vários estilos, tamanhos e cores para você escolher.
Um bom exemplo para compor o ambiente lúdico infantil, são os nichos colmeia, que você pode observar na imagem logo acima.

Escolha roupas de cama coloridas.

Decoração para quarto de menina.

O uso das cores no estilo de decoração infantil é indispensável e ajuda a trabalhar a criatividade e o desenvolvimento psicológico das crianças.

Aqui você pode levar em conta as escolhas que você fez na criação da identidade visual do quarto e mesclar texturas e estampas, sempre prezando pelo conforto e pelos gostos dos pequenos.

Lembre-se sempre de se atentar as medidas básicas de segurança para tornar esse ambiente além de divertido, seguro e tranquilo para as crianças.

Itens como protetores de tomadas e de quinas e telas de proteção são alguns desses recursos indispensáveis para te tranquilizar enquanto seus filhos estiverem brincando.

Agora que você já conferiu algumas dicas de como decorar um quarto infantil gastando pouco, comente aqui se você gostou desse conteúdo e não esqueça de conferir outros conteúdos em nosso blog.