8 Dicas de segurança para deixar sua casa mais segura para os pequenos.

8 Dicas de segurança para deixar sua casa mais segura para os pequenos.

Para quem tem crianças pequenas, segurança nunca é demais para garantir um ambiente saudável e livre de perigos. Basta se descuidar por 1 segundo e a curiosidade e falta de noção de perigo dos pequenos podem fazer com que acidentes aconteçam. Pois, quanto mais novos os filhos, menos noção de riscos eles tem, o que requer mais atenção e cuidados.

Cuidados básicos como não deixar produtos de limpeza no chão, sacadas sem grades de proteção, tomadas destampadas, panelas quentes sobre o fogão e objetos cortantes e pontiagudos de fácil alcance são apenas alguns dos cuidados que você pode oferecer.

Por isso pensamos neste conteúdo com algumas outras dicas de segurança em casa para que você mantenha o ambiente que os pequenos vivem livre de riscos à sua saúde. Principalmente para essa época difícil que o mundo enfrenta e com todos passando muito mais tempo em casa.

1 – TRAVAS PARA ARMÁRIOS E GAVETAS

Além deles poderem encontrar objetos perigosos como facas, chaves-de-fenda ou produtos químicos, ao abrir uma gaveta, há o risco de que ela caia sobre a criança, causando graves ferimentos. Evite esse risco colocando travas específicas para portas. Você encontra esse tipo de utensílio facilmente em lojas para materiais de construção e reformas e na internet.

2 – MANTENHA O BANHEIRO SEMPRE TRANCADO

Sempre que o banheiro não estiver em uso, procure o manter trancado, pois além do risco de afogamento no vaso sanitário, ou de pegar infecções por beber a água do vaso, ainda há o piso escorregadio e possível presença de medicamentos e objetos cortantes neste cômodo. Além do risco da criança se fechar e não conseguir abrir a porta depois, ou seja, é um dos ambientes que mais oferecem riscos à saúde dos pequenos em casa.

3 – TAPETES ANTIDERRAPANTES

Para diminuir o risco de quedas e ferimentos, utilize tapetes antiderrapantes nas áreas com pisos mais escorregadios ou com maior risco de quedas. É recomendado também colocar materiais antiderrapantes por baixo de tapetes ou, melhor ainda, removê-los, caso você tenha crianças pequenas em casa que podem facilmente escorregar ou tropeçar por causa do tapete

4 – PRODUTOS DE LIMPEZA SEMPRE TRANCADOS E FORA DO ALCANCE

Produtos de limpeza têm embalagens que são facilmente confundidas com bebidas, como sucos e refrigerantes, pelo fato de serem coloridas o que chama muito atenção das crianças. O ideal é mantê-los em locais de difícil acesso e, se possível, em armários com tranca.

5 – PROTEJA JANELAS, VARANDAS E QUINAS

Se você mora em prédio ou suas janelas são altas, a instalação de redes de proteção deve ser feita, antes mesmo da criança começar a engatinhar. Contrate uma empresa especializada para instalar corretamente as redes de proteção em janelas e varandas. Apesar de poderem ainda não ter altura suficiente, os pequenos têm uma criatividade incrível e bancos, camas ou baús podem ser escalados a qualquer momento.

Providencie também protetores arredondados ou macios em quinas e nas pontas dos móveis, a fim de evitar cortes ou pancadas.

6- MANTENHA OS BALDES SEMPRE VAZIOS, VIRADOS PARA BAIXO E LONGE DO ALCANCE

A dica é manter os baldes sempre vazios e guardá-los virados para baixo e longe do alcance das crianças; ter um armário fechado onde os produtos de limpeza devem ser guardados em lugares altos ou com travas de segurança. Pois com a curiosidade dos pequenos de ver dentro do balde com apenas o peso da cabeça se o balde tiver com apenas 2,5 cm de água podem trazer riscos de afogamento.

7- EVITE BRINQUEDOS E ITENS DE DECORAÇÃO PEQUENOS DEMAIS COM CRIANÇAS EM CASA.

Para impedir que as crianças em casa se engasguem ou engulam objetos, procure evitar brinquedos e artigos decorativos pequenos demais. Redobre os cuidados também em relação a objetos com peças que se desprendam com facilidade, pois elas também podem provocar graves acidentes em casa.

8 – USE TOALHAS CURTAS E JOGOS AMERICANOS

Na hora das refeições, evite toalhas de mesa compridas demais, pois elas oferecem riscos para as crianças em casa, principalmente para as que ainda andam se apoiando nos móveis para se equilibrar. Se acidentalmente elas puxarem as toalhas, certamente podem se machucar com a queda de objetos pesados e líquidos quentes.