5 Motivos para Investir em Imóveis

5 Motivos para Investir em Imóveis

investimento

Investimento em empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos são historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. Pare para pensar: você conhece alguém bem sucedido financeiramente que não tem ao menos parte do seu patrimônio investido em imóveis?

Investir em imóveis é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, combinando estabilidade com excelentes retornos.

Por isso, vamos apresentar 5 motivos para você começar a investir em imóveis. Confira!

Renda

renda

Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva via aluguel e essa renda se torna ainda mais valiosa com a queda na taxa de juros.

Com o surgimento de novas empresas que facilitaram o processo de locação acabaram tornando o processo de aluguel mais ágil e simples, trazendo mais segurança ao investidor.

A população mais jovem prefere alugar a comprar um imóvel pois muitos ainda não têm condições financeiras de comprar sua casa própria ou não estão no momento de vida adequado para isso.

Por isso, sempre há muita procura por um bom imóvel para alugar e os dados demonstram que essa demanda raramente diminui em tempos de crise.

Compra de imóvel na planta

Predio

Antes mesmo do início das obras, as incorporadoras já começam a comercializar os imóveis como forma de financiar os gastos que o empreendimento já tem ou terá. Esta é uma ótima oportunidade para investidores que pensam em comprar um imóvel, para depois de pronto colocá-lo à venda pois, na planta o imóvel é comprado por um preço menor e quando está pronto ele pode ser vendido por valor muito maior. Com dinheiro em mãos, fazendo o pagamento a vista, o negócio pode ser ainda muito mais lucrativo.

Mas fique atento! Sempre é indicado avaliar o potencial de valorização pelos diferenciais que o imóvel possui e pela sua localização.  A reputação da construtora e da incorporadora é algo muito importante a ser avaliado também para não ter surpresas depois e sair no prejuízo, com atrasos ou caso o empreendimento não dê certo.

Diversificação

diversificação

Baixa taxa de juros, déficit habitacional e solidez colocam os imóveis como uma opção de diversidade importante para os investidores

O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.

Valorização da região

valorização

Ao escolher um imóvel para investir, observe bem a região em que ele está localizado e dê preferência para bairros que tenham bom potencial de valorização, de forma que o valor do seu imóvel se beneficie disso.

Alguns dos fatores que devem ser observados para fazer essa análise são os planos da prefeitura para a região, como a abertura de hospitais e a chegada de estações de metrô ou trem. Além disso, observe também os projetos da iniciativa privada, como planos de construção de shopping centers e abertura de boas escolas e novos condomínios residenciais.

Os bairros próximos à região central da cidade costumam ser boas opções para investimento, pois são próximos aos centros comerciais, são de fácil acesso e normalmente o centro costuma ser o polo de maior concentração de empregos da cidade e quem não deseja morar próximo às melhores oportunidades de empregos, melhores escolas, faculdades e melhores restaurantes e lojas? Esses fatores contribuem para o grande crescimento dos bairros próximos.

Proteção para a família

proteção para a família

Os imóveis também podem funcionar como uma espécie de seguro para proteger a sua família. Vamos imaginar que você tenha a principal renda da casa e que sua família dependa dela para viver.

Os imóveis funcionam como um seguro de vida, seus dependentes podem usar o valor do aluguel ou venda desses imóveis para suprir as necessidades da família e garantir a sobrevivência nessa fase mais difícil.

Também serão uma boa herança para os seus descendentes, ajudando-os na formação do seu próprio patrimônio, uma vez que os imóveis têm enorme durabilidade e valorização.