O que é uma Smart Home? Conheça 4 benefícios de uma casa inteligente.

O que é uma Smart Home? Conheça 4 benefícios de uma casa inteligente.

O que é uma Smart Home?
Imagem do site Freepik

Com a chamada Quarta Revolução Industrial inserindo meios cada vez mais tecnológicos e inteligentes em nossas rotinas e os processos de globalização cada vez mais acelerados, temos um contato mais amplo com inovações tecnológicas que estão mudando as formas de produção e os modelos de negociação no Brasil e no mundo.
Perguntas como o que é uma Smart home serão menos frequentes com o passar do tempo, visto que esse tipo de conceito está muito mais difundido do que há alguns anos atrás.

Então vamos por partes. O que é uma Smart Home?

Smart Home ou casa inteligente, são casas que utilizam dispositivos inteligentes que, conectados à internet, automatizam atividades diárias e trazem praticidade para seus moradores.
Com um crescimento exponencial do uso de automação residencial para transformar imóveis em casas inteligentes, grandes empresas como Google, Amazon, Apple e Xiaomi, estão oferecendo cada vez mais soluções inteligentes com a criação de dispositivos mais acessíveis que oferecem ao cliente inúmeras possibilidades.

Além de pequenas comodidades que facilitam nossa rotina diária, como por exemplo acender ou apagar as luzes e mudar a temperatura da casa por comando de voz, as Smart Homes proporcionam benefícios expressivos com relação a sustentabilidade e a segurança dos lares modernos.

Quais os principais benefícios de uma Smart Home?

Agora que você já sabe o que é uma Smart Home, vamos aos seus benefícios e por que você deveria investir em um projeto de casa inteligente.

1. Sustentabilidade.

Close up environment sign collection
Imagem do site Freepik.

Como foi dito acima, uma casa inteligente demonstra resultados expressivos no que diz respeito à sustentabilidade. Isso porque, o uso de tomadas inteligentes para gerenciar o desligamento automático de dispositivos eletrônicos, como TVs por exemplo, e a automatização no uso dos sistemas de aquecimento/resfriamento e iluminação pode economizar nos custos de energia, diminuindo assim o consumo excessivo de energia e o desperdício.

2. Interconectividade.

Close up device with kitchen control
Imagem do site Freepik.

A integração de produtos e sistemas domésticos inteligentes oferece uma melhora significativa na produtividade de uma casa, além de permitir que os moradores gerenciem e monitorem remotamente vários ambientes da casa, analisando imagens de câmeras de vigilância, programando luzes internas e externas e etc.

3. Mais conforto e comodidade.

Full shot woman sitting on couch
Imagem do site Freepik.

As Smart Homes estão cada vez mais acessíveis e vieram para ficar. Suas inovações trouxeram mais facilidade na rotina corrida das pessoas. 
Poder desligar as luzes da casa ou ligar a tv quando já estamos deitados na cama e até mesmo conversar com alguém que está em outro cômodo sem precisar pegar o celular são ações muito cômodas e que adicionam mais praticidade e comodidade ao nosso dia a dia. 

4. Segurança.

Smart speaker for house control innovative technology
Imagem do site Freepik.

Sempre que vamos falar sobre o que é uma Smart Home devemos associar esse termo à segurança.
Essa talvez seja uma das características mais relevantes da automação residencial, tendo em vista que essa tecnologia consegue diferenciar imagens de animais, humanos ou veículos, diminuindo assim o risco de notificações e alarmes falsos.
Automatizar sua casa é adicionar uma camada extra de segurança para cuidar da sua família.

Além de poder monitorar câmeras de segurança, você pode programar recursos de detecção de vazamentos e sensores de inundação e instalar fechaduras biométricas no seu imóvel.

Esses são apenas os principais benefícios de ter uma Smart Home, mas existem outros recursos que podem ser melhor explorados e personalizados de acordo com seu perfil pessoal.
Além de saber o que é uma Smart Home é importante que você pesquise sobre os principais dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado que funcionam como assistentes virtuais.
Os mais conhecidos são a Alexa, , a Siri e o Google que, além de interagirem com aparelhos celulares, são ótimos para otimizar sua rotina controlando eletrodomésticos e sistemas de iluminação.

E você, já possui uma casa inteligente?
Conta para a gente nos comentários!