O que desvaloriza um imóvel? Confira 5 motivos que podem depreciar seu imóvel.

O que desvaloriza um imóvel? Confira 5 motivos que podem depreciar seu imóvel.

Vender um imóvel nem sempre é uma tarefa simples, porém algo que está muito presente no senso popular é que a desvalorização do imóvel é algo inevitável.

O que muitas pessoas não sabem é que existem fatores que podem valorizar o imóvel e outros que você pode evitar e se precaver para que a desvalorização não aconteça.
Quer saber o que desvaloriza um imóvel? Continue a leitura desse post e evite frustrações durante o processo de venda.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, vender um imóvel dentro do valor de mercado não é tão complicado assim.
Porém, para que seja possível uma negociação justa, se faz necessário o conhecimento aprofundado sobre fatores que contribuem para a depreciação do seu bem e saber como evita-los é fundamental para o sucesso da venda.

1. Vizinhança barulhenta.

O que desvaloriza um imóvel? Vizinhança barulhenta é um dos principais motivos.

Imagem do site Freepik.

Ao pesquisar sobre o que desvaloriza um imóvel, com certeza você irá encontrar problemas com relação a localização e a condições externas.

Esse é um fator que deve ser analisado antes mesmo de adquirir um bem imobiliário.
A localização deve ser estudada para que você não tenha problemas enquanto estiver morando no local ou até mesmo em uma negociação futura.

Quando a propriedade está localizada em avenidas movimentadas ou bairros com grande poluição sonora, próximo a bares ou casas de festa, a tendência é que os inquilinos ou donos dos imóveis se apressem em vender o local e como resultado, a negociação se torne mais difícil.

2. Falta de manutenção.

Imagem do site Estadão

Como é de se imaginar, entrar em um imóvel com a fachada deteriorada, grama alta e paredes descascadas não irá causar uma boa impressão.
O visual da propriedade deve ser tratado como um cartão de visitas.
Por isso é importante realizar pequenos reparos ao longo do tempo. Isso evita a sensação de imóvel abandonado o que diminui drasticamente o seu valor percebido.

Outro ponto que você deve se atentar são os vícios ocultos, que são problemas não visíveis, como por exemplo parte hidráulica, problemas na infraestrutura e telhados.
Podem não ser um empecilho em um primeiro momento, mas irão causar uma má experiência dos possíveis compradores.

3. Má apresentação do imóvel.

A apresentação do imóvel deve despender mais atenção e preparo do que você imagina.
É aqui que você irá cativar e prender a atenção de possíveis compradores, por isso, confira se todas as informações sobre o imóvel estão corretas, tire boas fotos e evite expor o imóvel em vários portais de anúncios e imobiliárias. Isso demonstra urgência e desespero em vender o imóvel.

Também mantenha a propriedade organizada para que na hora da visitação o futuro comprador não tenha surpresas desagradáveis. Segundo especialistas imobiliários, muitas vezes uma simples cama desarrumada ou um banheiro desorganizado, podem ser suficientes para que a primeira impressão não seja tão boa.

Trate sua propriedade com carinho e zelo para que isso transpareça e transmita boas sensações aos futuros compradores.

4. Problemas com a documentação.

Imagem do site Freepik

Pendências com a documentação do imóvel podem causar uma grande insegurança aos interessados tendo em vista o grande processo burocrático envolvido para resolver irregularidades.
Além de dificultar a negociação, é muito provável que seu valor tenha uma queda significativa, portanto é importante que o proprietário realize as atualizações necessárias antes de anunciar sua casa ou apartamento.

5. Falta de garagem ou garagem descoberta.

Imagem do site Freepik

Quer saber o que desvaloriza um imóvel com toda a certeza?
A falta de garagem ou uma garagem descoberta está entre os principais motivos da desvalorização de um patrimônio.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo PNAD Contínua ( programa de Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) sobre a propriedade de automóveis e motos no Brasil, em 2019, 49,2% dos domicílios brasileiros possuíam ao menos um automóvel  para uso pessoal dos moradores e 22,9% ao menos uma motocicleta.

Partindo dos dados expostos acima, é possível concluir que uma casa ou apartamento que não possuam garagem tenham uma grande desvalorização em uma negociação futura. Do mesmo modo, imóveis que tenham garagens descobertas não serão tão facilmente negociados visto que o automóvel estará exposto ao tempo e a condições climáticas que poderão deteriorar sua carcaça e trazer prejuízos aos moradores.

E você, já sabe o que desvaloriza um imóvel?
Esperamos que as informações listadas acima tenham sido úteis e que te ajudem a realizar
bons negócios!

Acesse também outros conteúdos em nosso blog!