Como Fazer a Combinação de Cores para Sala

Como Fazer a Combinação de Cores para Sala

Saiba como utilizar métodos eficazes para explorar ideias de combinação de cores para sala.

 

A escolha dos tons que irão compor os ambientes de um imóvel é uma das principais preocupações de quem planeja a decoração. Parte importante disso, é a combinação de cores para sala.

Muitas vezes, essa tarefa pode parecer complicada e até mesmo frustrante. Será que amarelo vai ficar legal no quarto? Azul marinho combina com rosa?

Realmente não é fácil lidar com infinitas opções de cores disponíveis. Por isso, é muito importante saber qual caminho seguir para selecionar aquelas que harmonizem a sua decoração.

São elas que vão dar o tom para o seu projeto. Para resolver esta questão, separamos algumas dicas para você acertar em cheio na combinação de cores para sala.

Vem com a gente!

 

Combinação de cores a partir do Círculo Cromático

Na hora de escolher as cores para pintar os cômodos, muita gente se depara com uma insegurança em misturar tons teoricamente opostos.

Mas com técnica e um pouco de intuição, você vai ver que as cores podem transformar completamente o ambiente e transmitir uma sensação de aconchego.

E o círculo cromático pode ser um importante aliado nesse processo, sabe por quê?

Com ele a combinação de cores fica mais simples, tornando mais eficiente o impacto da mensagem exata que deseja propagar através de uma paleta agradável que combine com o seu estilo.

Círculo Cromático

Basicamente, esse recurso é composto por um círculo formado por cores primárias, secundárias e terciárias.

Sendo as primárias: o azul, o amarelo e o vermelho, que se misturadas, dão origem às demais cores. As secundárias são o laranja, o roxo e o verde. Já as terciárias são resultado da mistura de cores secundárias, formando-se como as variações de tons.

 

Combinando cores com o círculo cromático

Anteriormente, falamos um pouco sobre o círculo cromático e suas variações de cores. Porém, é fundamental entendermos as formas de combinações de cores a partir dos métodos de:

 

métodos de círculo de cores

 

 

Complementares

Esta combinação de cores consiste nos tons que estão em lados opostos uns aos outros no círculo cromático.  Por exemplo: o tom verde e o vermelho são combinações complementares.

A consequência desse ligação é a explosão de cores que garantem energia e vivacidade ao ambiente.

 

Análogas

Este tipo de junção permite que você faça misturas entre duas ou até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático.

A combinação cria um efeito de calmaria e constância, característico do famoso degradê. No entanto, recomenda-se utilizar até três cores para não perder o foco.

 

Triangulação

Aqui, ocorre a união entre três tonalidades diferentes que estão totalmente distantes uma das outras dentro do modelo cromático, porém em uma diferença de espaços iguais (de quatro em quatro).

Embora sejam cores de grande contraste, esse exemplo de combinação é bastante equilibrado e harmonioso.

 

Meio-complementares

Esse esquema lembra um pouco o primeiro, em que a combinação de cores consiste à escolha de uma cor primária e duas complementares.

Sendo assim, os dois tons devem estar opostos à cor primária, como o violeta, amarelo e verde. Essa junção torna-se mais leve e oferece um leve contraste ao projeto.

 

Retângulo

Pelas pontas de um retângulo, quatro cores do círculo cromático podem ser ligadas sendo: cor primária, duas complementares e mais uma que proporciona um destaque maior entre as outras três.

O resultado final é uma composição elegante, colorida e cheia de sincronia.

 

Quadrado

Semelhante ao conceito anterior, esta combinação de cores é formada por quatro tons ligados pelas pontas de um quadrado. Desta forma, de três em três tonalidades seguindo o círculo cromático deixando sempre a mesma distância.

Com isso, o ambiente ganha uma atmosfera vívida com um toque de descontração por meio de uma paleta colorida.

  

Mas afinal, quais são as melhores cores para sala?

Por ser um dos cômodos mais utilizados, a sala de tv exige um cuidado especial no momento de selecionar as cores que irão compor o ambiente.

Mas a escolha do piso, dos móveis e dos acessórios decorativos também é fundamental para criar a atmosfera que deseja. Quer saber como equilibrar a decoração e deixar seu lar ainda mais harmonioso?

Confira nossas dicas a seguir:

 

1. O Clássico Branco

O branco é uma ótima aposta para pintar ambientes pequenos, pois a cor mais clara ajuda a dar uma sensação de amplitude e aumento de perspectiva. Por ser uma cor neutra, pode ser facilmente combinada com outras cores.

Além disso, o branco é uma das melhores cores de parede para sala daqueles que preferem decorar o ambiente com detalhes decorativos bem coloridos e chamativos.

 

2. Azul que Acalma

A combinação de tonalidades de azul é bem ampla. Quando usado em cores escuras, o azul causa a impressão de um espaço sério e sofisticado.

Agora se utilizado em tons claros, o azul traz o sentimento de tranquilidade e calma para o ambiente.

 

3. Rosa Básico (ou não)

A cor rosa em tons neutros pode deixar a decoração ainda mais delicada para quem gosta de um toque romântico, divertido e moderno.

Não só delicadeza transmite essa cor, que se empregue em tons mais vibrantes, impacta o ambiente com a força de a personalidade do proprietário.

 

4.Um Cinza cai Bem!

Considerada uma forte tendência entre os admiradores da modernidade, o cinza se mostra a escolha perfeita para transmitir a sensação de seriedade e intelectualidade.

Em tons mais claros, o cinza pode ser facilmente combinado com cores vibrantes como vermelho e amarelo, ou ainda, em cores sólidas como o preto.

É importante que a sala seja ampla e espaçosa para aproveitar a combinação de cores de forma mais estratégica.

 

5. O Queridinho Amarelo 🙂

O amarelo é uma das cores que proporciona maior luminosidade em salas mais escuras.

A cor viva traz mais alegria e descontração, podendo ser utilizada também em tons pastéis para promover mais delicadeza e leveza para o ambiente.

 

6. Aposte no Roxo

Assim como o vinho é sinônimo de luxo, o roxo é capaz de imprimir uma elegância sem igual para a sala.

O estilo pode ser personalizado com cores neutras como o bege e o branco, bem como a variação entre as tonalidades metálicas como o dourado e prateado.

Com certeza sua sala ficará linda e moderna com essa tonalidade.

A melhor forma de garantir uma combinação de cores agradável e única, é respeitando seu estilo com o cuidado especial da referência.

 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog e saiba como personalizar seu imóvel com as melhores soluções.