Como elaborar um bom Planejamento de Obras?

Como elaborar um bom Planejamento de Obras?

Conheça os fatores indispensáveis na hora de criar um planejamento de obras e saiba como torná-lo eficiente e seguro para o seu projeto.

 

Reformar uma casa ou iniciar uma construção do zero demanda tempo, dinheiro e muita paciência. Mas o segredo para o sucesso de um projeto imobiliário é o planejamento de obras.

 

É a partir dele que será possível organizar informações essenciais para focar na qualidade da execução e prevenir os riscos.

 

Essa prática é fundamental para que ocorra tudo bem no processo, além de obter mais clareza aos impactos positivos e negativos da construção.

 

Quer saber como planejar um projeto construtivo com os recursos necessários, sem dores de cabeça? Continue lendo o conteúdo e confira as principais dicas para evitar problemas antes de começar uma obra.

 

Vamos lá?

 

 

Por que o Planejamento de Obras é Tão Importante?

 

Todo mundo deseja começar qualquer projeto com o pé direito, seja para atingir os objetivos pessoais ou profissionais.

 

E planejar é a solução mais assertiva para isso. O mesmo acontece na hora de reformar a casa e edificar projetos arquitetônicos, por exemplo.

 

Elaborar um cronograma da obra com cada etapa da construção torna-se determinante para o resultado do projeto.

 

O planejamento de obras vai muito além de datas e prazos.

 

Ele vai servir de apoio na hora de definir os valores de investimento, calcular o tempo da reforma, quantos profissionais serão contratados e quem será o responsável para cuidar de todo o processo.

 

 

Como um Bom Planejamento de obras Pode Ajudar no Equilíbrio do Fluxo de Caixa?

 

Um planejamento de obras bem estruturado impede uma séries de conflitos no tempo de execução e no orçamento disponível.

 

É necessário levar em consideração outros aspectos de uma construção, que vão desde a mão de obra até os suprimentos que serão utilizados.

 

O profissional responsável deve formular estudos e cálculos para avaliar as circunstâncias mais favoráveis em que a construção será mais rentável e econômica.

 

Assim, fica mais fácil de controlar cada serviço, poupar surpresas desagradáveis e manter um saldo positivo.

 

 

8 Dicas para um Planejamento de Obras Eficiente!

 

Agora que entendemos a importância de um planejamento de obras, precisamos saber como manter as atividades sob controle sem aquele estresse desnecessário.

 

Separamos algumas dicas valiosas para cada etapa da obra, olha só:

 

1- Antes de Tudo, Tenha um Orçamento Definido

A relação de custos é indispensável para que o planejamento saia como esperado. Essa primeira ação serve para relacionar todos os gastos com antecipação, desde a remoção de entulhos e até mesmo a limpeza pós-obra.

 

Além disso, no planejamento deve conter a estimativa de valores destinados aos itens de acabamento, decoração e iluminação. Bem como a quantidade de diversos materiais complementares.

 

Montar uma planilha é uma estratégia comum e muito eficaz para ter o controle financeiro em mãos e organizar o orçamento de acordo com a renda mensal.

 

Outro cuidado interessante é separar uma quantia para cobrir possíveis imprevistos, em torno de 10% para gastos extras.

 

Nesses casos, o recomendado é negociar o valor de determinadas despesas e ponderar quais investimentos poderão ser deixados para o futuro, como acontece com consumos supérfluos.

 

 

2- Organize um Cronograma da Obra, Apontando cada Etapa do Planejamento

Aqui, serão previstos os principais elementos do planejamento de obras.

 

O primeiro passo é definir o início da reforma, quais espaços serão trabalhados, a duração dos processos, quantos profissionais precisarão fazer parte da equipe e a quantidade de materiais.

 

Contidas estas informações no calendário, poderá ser estabelecido prazos, metas e valores máximos para cada demanda.

 

Com isso, o acompanhamento do avanço da obra será descomplicado tanto para o proprietário, quanto para os responsáveis da construção.

 

 

3- Atenção ao Clima da Região

Esse fator deve ser considerado, principalmente se a obra/reforma for grande.

 

Isso porque, o período de chuvas acontece de forma singular nas regiões fazendo com que atrase a finalização da obra.

 

O mais indicado é ficar atento às previsões de tempo e ajustar o cronograma de maneira que as tarefas que independem do clima, sigam normalmente. Desse jeito, o tempo da mão de obra contratada será otimizado.

 

 

4- Providencie com Antecedência os Materiais Necessários

Com o orçamento e cronograma incorporados no planejamento de obras, é hora de pensar em todos os produtos e equipamentos que serão utilizados durante a reforma.

 

O cuidado em garantir apenas o essencial faz toda diferença para quem não deseja exageros.

 

Já ouviu aquela frase “o barato sai carro”? Pois é, a qualidade dos materiais também deve ser tratada com atenção.

 

Nem sempre adquirir comprando produtos sem referência pode ser uma vantagem econômica. Em alguns casos, pode causar retrabalhos e comprometer a estabilidade das estruturas, colocando em risco todo o projeto.

 

Invista nas melhores opções e busque ajuda de um profissional, se for preciso.

 

 

5- Contrate Profissionais Especializados

Ao contratar mão de obra qualificada, a execução de um excelente trabalho será garantida.

 

Engenheiros, arquitetos e uma equipe especializada em construção civil darão o suporte indispensável para as mudanças do imóvel.

 

Os profissionais irão avaliar e apontar as alterações primordiais para os cômodos, edificando da melhor forma todos os elementos envolvidos na obra.

 

Sem contar que, uma equipe proativa é capaz de encontrar saídas inteligentes para possíveis problemas, com profissionalismo e confiança.

 

 

6- Priorize a Segurança do Trabalho

Todo o período de execução da obra deve ser monitorado por um técnico de segurança de trabalho. Como próprio cargo fiz, o profissional é responsável pela segurança e o bom andamento das atividades.

 

Um técnico é também encarregado de cuidar para que não ocorra acidentes, analisar riscos no canteiro de obras, dar treinamentos e fiscalizar as condições de trabalho dos colaboradores.

 

Vale destacar que os programas de segurança são exigidos por lei, tendo os custos previstos na elaboração de um planejamento de obras.

 

 

7- Crie um Livro de Ocorrências da Obra

Como suporte ao planejamento de obras, este modelo de documento pode servir de acompanhamento ao que está sendo executado com o registro pontuações dos acontecimentos diários.

 

Tratada como uma espécie de diário, esse tipo de estratégia gera dados e serve como um importante histórico para implantar ações que possam corrigir acidentes, perdas e até mesmo desfalque de materiais.

 

8- O que Fazer com a Tendência DIY?

Fortemente buscada para obras e reformas, as dicas DIY  (Do It Yourself – traduzido para “Faça Você Mesmo”) são ideais para quem deseja economizar e personalizar o lar com as próprias mãos.

 

Porém, o recomendado é realizar somente aquilo que tenha total domínio. Deixando a prática apenas para decoração e acabamento.

 

Atividades mais complexas, que envolvem técnica e conhecimento, devem ser designadas para profissionais especializados.

Mas Afinal, Por Onde Começar?

Em projetos maiores, o mais adequado é iniciar pela análise das plantas de hidráulica, elétrica e estrutural.

 

Dessa forma, o profissional irá identificar a localização das vigas, pilares, fios e canos de água. Após o estudo preliminar, será viável o reconhecimento de prováveis restrições.

 

Já para reformas em apartamentos, o ideal é consultar a convenção do condomínio para saber precisamente os horários permitidos para a execução dos trabalhos, entre outras informações.

 

Embora idealizar um projeto construtivo seja um desafio, muitos acreditam que não há necessidade de dedicar tempo na elaboração de um planejamento de obras.

 

A falta dele pode comprometer o pleno andamento dos serviços e atrasar as mudanças tão esperadas em seu imóvel.

 

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog e conheça mais sobre o incrível universo imobiliário!