Com a chamada Quarta Revolução Industrial inserindo meios cada vez mais tecnológicos e inteligentes em nossas rotinas e os processos de globalização cada vez mais acelerados, temos um contato mais amplo com inovações tecnológicas que estão mudando as formas de produção e os modelos de negociação no Brasil e no mundo.
Perguntas como o que é uma Smart home serão menos frequentes com o passar do tempo, visto que esse tipo de conceito está muito mais difundido do que há alguns anos atrás.
Então vamos por partes. O que é uma Smart Home?
Smart Home ou casa inteligente, são casas que utilizam dispositivos inteligentes que, conectados à internet, automatizam atividades diárias e trazem praticidade para seus moradores.
Com um crescimento exponencial do uso de automação residencial para transformar imóveis em casas inteligentes, grandes empresas como Google, Amazon, Apple e Xiaomi, estão oferecendo cada vez mais soluções inteligentes com a criação de dispositivos mais acessíveis que oferecem ao cliente inúmeras possibilidades.
Além de pequenas comodidades que facilitam nossa rotina diária, como por exemplo acender ou apagar as luzes e mudar a temperatura da casa por comando de voz, as Smart Homes proporcionam benefícios expressivos com relação a sustentabilidade e a segurança dos lares modernos.
Quais os principais benefícios de uma Smart Home?
Agora que você já sabe o que é uma Smart Home, vamos aos seus benefícios e por que você deveria investir em um projeto de casa inteligente.
1. Sustentabilidade.
Como foi dito acima, uma casa inteligente demonstra resultados expressivos no que diz respeito à sustentabilidade. Isso porque, o uso de tomadas inteligentes para gerenciar o desligamento automático de dispositivos eletrônicos, como TVs por exemplo, e a automatização no uso dos sistemas de aquecimento/resfriamento e iluminação pode economizar nos custos de energia, diminuindo assim o consumo excessivo de energia e o desperdício.
2. Interconectividade.
A integração de produtos e sistemas domésticos inteligentes oferece uma melhora significativa na produtividade de uma casa, além de permitir que os moradores gerenciem e monitorem remotamente vários ambientes da casa, analisando imagens de câmeras de vigilância, programando luzes internas e externas e etc.
3. Mais conforto e comodidade.
As Smart Homes estão cada vez mais acessíveis e vieram para ficar. Suas inovações trouxeram mais facilidade na rotina corrida das pessoas.
Poder desligar as luzes da casa ou ligar a tv quando já estamos deitados na cama e até mesmo conversar com alguém que está em outro cômodo sem precisar pegar o celular são ações muito cômodas e que adicionam mais praticidade e comodidade ao nosso dia a dia.
4. Segurança.
Sempre que vamos falar sobre o que é uma Smart Home devemos associar esse termo à segurança.
Essa talvez seja uma das características mais relevantes da automação residencial, tendo em vista que essa tecnologia consegue diferenciar imagens de animais, humanos ou veículos, diminuindo assim o risco de notificações e alarmes falsos.
Automatizar sua casa é adicionar uma camada extra de segurança para cuidar da sua família.
Além de poder monitorar câmeras de segurança, você pode programar recursos de detecção de vazamentos e sensores de inundação e instalar fechaduras biométricas no seu imóvel.
Esses são apenas os principais benefícios de ter uma Smart Home, mas existem outros recursos que podem ser melhor explorados e personalizados de acordo com seu perfil pessoal.
Além de saber o que é uma Smart Home é importante que você pesquise sobre os principais dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado que funcionam como assistentes virtuais.
Os mais conhecidos são a Alexa, , a Siri e o Google que, além de interagirem com aparelhos celulares, são ótimos para otimizar sua rotina controlando eletrodomésticos e sistemas de iluminação.
E você, já possui uma casa inteligente?
Conta para a gente nos comentários!