Você já deve ter ouvido muitas regras sobre decoração para espaço pequeno, como por exemplo usar cores claras, evitar bagunça e colocar os móveis perto das paredes. Mas quando o assunto é escolher os móveis, a melhor ideia para ter na cabeça é a versatilidade.
Seja pelo preço mais acessível ou por uma localização estratégica, os apartamentos pequenos, entre 30 e 60 m², estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente em cidades grandes. Ainda que o espaço seja pouco, o que parece um problema para a mobília e para a decoração, é possível montar um ambiente aconchegante, estiloso e confortável.
Confira, então, dicas e inspirações para decorar seu lar da melhor forma possível, deixando-o com a sua cara e aproveitando o espaço de forma versátil e inteligente.
- Escolha a mobília certa para cada ambiente
Em um cômodo pequeno o ideal é optar por móveis que sigam a mesma escala, por exemplo, um quarto menor não comporta uma cama king size, assim como uma sala pequena não viabiliza o uso de uma mesa de jantar com seis ou mais lugares.
Ou seja, se o seu cômodo tiver metragens reduzidas, opte por uma mobília que se encaixe no ambiente sem dificultar a circulação.
Outra opção para seu espaço pequeno é optar por móveis transparentes, vidro e acrílico são ótimos materiais, estes trazem uma menor interferência visual e deixam o ambiente mais leve, e consequentemente irão trazer a sensação de amplitude.
Seguindo a mesma linha das transparências estão os móveis e acessórios metálicos, estes refletem a luz, o que clareia o ambiente, o aço inox e o cobre são boas opções
2. Use móveis multifuncionais
Em ambientes pequenos, espaço para armazenamento e circulação são escassos, por isso, os móveis multifuncionais são os ideais, afinal, utilizar cada cantinho disponível não é uma opção e sim uma necessidade.
No quarto uma boa opção são as camas boxes com baú ou com gavetas, pois assim você consegue armazenar alguns itens que ocupariam bastante espaço nos armários, como roupas de cama, travesseiros extras, toalhas, jogos americanos etc.
Na sala de estar você pode optar por substituir a mesa de centro por um pufe, pois este além de servir como apoio para objetos pode servir ainda como um assento extra quando há mais convidados.
Outra boa ideia é apostar em móveis com rodinhas, pois assim você consegue reposicioná-los e criar um arranjo mais espaçoso para receber, por exemplo.
3. Espelhos são essenciais.
Não há como falar em decoração de ambientes pequenos sem tocar nos espelhos, afinal, este item é fundamental na hora de disfarçar a falta de espaço, além da ilusão de amplitude, os espelhos dão a sensação de continuidade. Você pode optar por móveis espelhados ou por peças penduradas e até repousadas no chão.
No quarto você pode apostar em um guarda-roupa com portas espelhadas ou uma cabeceira no mesmo estilo. Já na cozinha a ideia é a parecida, coloque os espelhos nas portas dos armários ou até mesmo na roda banca.
4.Invista em iluminação
Um bom projeto de iluminação também é capaz de transformar seu ambiente, e no caso de um espaço menor, o ideal é apostar em luzes que ampliem o ambiente.
Vale lembrar que luzes brancas passam a impressão de amplitude, já as amarelas uma sensação de aconchego, por isso é essencial escolher bem qual tipo de lâmpada colocar em cada ambiente.
Para áreas como cozinha e escritório, as luzes brancas são as mais indicadas, agora, mesmo em um cômodo menor, as luzes amarelas são indicadas para a sala de estar e quartos, pois trazem um toque mais íntimo ao ambiente.
5- Opte por usar plantas na decoração
As plantas são ótimas aliadas quando o assunto é trazer a impressão de amplitude para um ambiente pequeno, pois elas além de trazer a sensação de leveza e frescor, estão diretamente ligadas com a nossa percepção de tamanho.
Por isso, apostar em plantas suspensas ou ainda em um jardim vertical, é uma ótima ideia para espaços pequenos, mas caso haja espaço, optar por vasos apoiados no chão também se torna uma ótima opção.
6. Móveis planejados
Ainda que normalmente sejam mais caros, os móveis planejados são uma alternativa para solucionar o problema de pouco espaço, já que serão feitos sob medida para se adequarem à sua casa.
Apesar de muitas sugestões pertinentes serem disseminadas quanto à otimização do espaço em ambientes pequenos, algumas ideias consideradas regras não passam de mitos e podem ser superadas com bom gosto e com a ajuda de um profissional.
Saiba também como fazer um horta vertical na sua varanda aproveitando o espaço externo carvalhoesantosinc.com.br/dica/como-fazer-uma-horta-na-varanda/