Você escolheu a casa nova e está ansioso para começar a vida no novo lar. A grande questão é saber como se organizar na hora de fazer a mudança com a família?
Mesmo que a maioria dos itens tenha que ser mudados de um lugar para outro, o processo de decidir o que embalar primeiro, com qual material empacotar cada objeto e a melhor maneira de transportar as caixas são algumas das principais dúvidas que surgem na hora de fazer a mudança.
Estas decisões devem ser tomadas com antecedência para que a você consiga se organizar na hora de fazer a mudança com a família.
Para ajudar na usa organização neste momento tão importante, separamos algumas dicas que não só vão garantir que sua mudança seja perfeita, como também vão ajudar em hora da arrumação de seus objetos na nova residência.
1. Organize o empacotamento
Essa com certeza é a parte mais cansativa, porém, não permita que esse processo seja desorganizado. Você se sentirá agradecido por não ter feito de forma apressada e sem cuidado. E acredite, esse é um ponto quase que estratégico de se organizar na hora de fazer a mudança com a família.
Tenha em mãos muitas caixas de papelão. Lojas e supermercados sempre têm caixas de papelão para reciclagem. Nesses lugares, você pode conseguir todas que precisa. A parte positiva desse momento é poder separar objetos para doação — itens que estão guardados há algum tempo e você já não se lembra mais. Feito isso, tenha em mãos caneta para etiquetar todas as caixas e fita crepe para selá-las.
O ideal é fazer o empacotamento cômodo a cômodo. Dessa forma, você saberá onde deve ficar cada caixa na nova casa. Descreva na etiqueta o que vai dentro de cada caixa, e nada de “objetos do armário”. Imprevistos acontecem e às vezes, antes da mudança, você pode precisar de um objeto importante que não deixou do lado de fora e não faz ideia de onde esteja.
2. Tire fotos dos cabos e suas conexões
Na hora de desligar computadores, TV, aparelho de som e qualquer outro eletroeletrônico da casa, tire fotos de todos os conectores dos fios. São muitos aparelhos e por diversas vezes os cabos são muito parecidos. Tirar foto de onde estava conectado cada cabo facilitará e muito reconectá-los depois.
3. Meça os móveis e pontos principais da casa nova
Se você adorou o espaço que tem na sua nova casa ou apartamento e já pensou onde cada item vai ficar, então meça tudo! Você pode imaginar um sofá ou uma estante em certos locais, mas as medidas exatas farão com que você não se preocupe se algo vai caber ou não.
Meça até mesmo as entradas para saber eventualmente quais móveis podem não passar por algumas portas. Uma boa dica é marcar com fita crepe o local onde colocará cada móvel. Dessa forma, os carregadores saberão exatamente onde pôr os variados itens da casa, de uma forma organizada.
4. Solicite o desligamento de serviços
Parece um pouco óbvio, mas não esqueça de dedicar sua atenção para fazer o cancelamento de alguns serviços antes de se organizar na hora de fazer a mudança com a família, já que grande parte das empresas precisam de tempo para cortá-los ou cancelá-los e para religar as instalações na nova residência.
Entre os serviços mais comuns e que demandam essas observações, podemos citar:
Água, Gás, Luz, Telefone, Televisão à cabo, Internet e Entregas e correspondências.
Para mudar o endereço é bem simples, basta entrar em contato com as companhias responsáveis pelo serviço prestado e solicitar a mudança de endereço.
Na maioria das vezes, essas solicitações são resolvidas de forma descomplicada por meio das centrais de atendimento, tanto por telefones quanto por e-mails e chats online.
5. Checklist da mudança residencial
Uma das principais dicas é o controle das tarefas que ajudam a se organizar na hora de fazer a mudança.
Este modo de planejamento pode ser feito de várias formas diferentes, como anotações em um bloco de notas, utilização de planilhas no computador, em um caderno ou agenda, ou mesmo no seu smartphone, com a ajuda de aplicativos.
No checklist você vai precisar definir as prioridades de organização e a sequência do que deve seguir para concluir as atividades. Portanto, não adianta marcar que vai desmontar o armário antes de marcar que é preciso desocupá-lo, por exemplo.
Quando for definir a ordem dos afazeres não pule etapas e tente seguir uma linha de raciocínio contínua, com um grande objetivo no final composto por diversas metas de menor complexidade. Não se esqueça ao final de cada tarefa, marcar a ação como concluída.
6. Contrate montadores e instaladores
Muitas pessoas optam por montar e desmontar os próprios móveis para evitar gastos
Entretanto, fazer esse trabalho por conta é extremamente arriscado, pois além de comprometer a qualidade, a funcionalidade e a estética dos móveis, caso quebre os móveis haverá a necessidade de comprar novos e o custo será ainda maior.
Além disso, com o auxílio de profissionais, você terá a garantia de que seus móveis serão desmontados e montados com segurança, evitando também que você tenha uma dor de cabeça ao “colocar a mão na massa”
Considere também contratar uma diarista para ajudar não apenas na limpeza, mas também na organização dos cômodos.
Lembrando que itens de cozinha, como: talheres, pratos, copos e panelas e as roupas costumam ser higienizados após serem desempacotados, o que demanda também um bom tempo.
7. Faça uma ronda antes de fechar a casa
Depois de se organizar na hora fazer a mudança, faça aquela ronda geral pelo antigo apê para garantir que nada está ficando para trás. A gente sabe que a pressa e a euforia de se mudar logo são grandes. Mas vale esse cuidado extra. São minutinhos preciosos para se certificar de que não está esquecendo nada importante.
Então, assim que a bagagem estiver toda acomodada no caminhão de mudança, dê aquela olhada final por todos os cômodos, incluindo os cantos menos usuais, como garagem, sótão, porão e quintal.
8. Avise seus vizinhos da sua mudança
Avisar as pessoas que moram perto da sua antiga residência sobre a mudança, novo endereço ou mesmo o número de telefone para contato, é de extrema importância. Essa comunicação prévia pode ajudar em diversas situações, desde passar recados até receber uma encomenda importante.
Com essas dicas vimos que é essencial se organizar na hora de fazer a mudança para que a vida no novo lar comece da melhor maneira possível, sem dores de cabeça.