5 Plantas fáceis de cuidar, para ter em casa ou apartamento

5 Plantas fáceis de cuidar, para ter em casa ou apartamento

Como deixar a casa mais aconchegante com plantas - Casa e Jardim | Decoração

A busca por plantas fáceis de cuidar aumentam mais a cada dia, o conceito de que ter plantas em casa é essencial já se popularizou. Pois elas melhoram a qualidade do ar, acalmam e deixam os ambientes mais frescos. Além de serem grandes aliadas ao aproximarem a natureza dos moradores de apartamentos nas grandes cidades. Mas é preciso ficar atento ao escolher as suas espécies já que a maioria delas gostam de espaços com boa claridade e um pouco de ventilação.


Por isso escolhemos 5 espécies de plantas fáceis de cuidar que se adaptam bem em casa:


Jibóia

A melhor planta para casa ou escritório para quem procura plantas fáceis de cuidar e bonitas. A folhagem em forma de coração fica ótima se espalhando ao longo de uma escrivaninha ou mesa, caindo em cascata de uma cesta suspensa ou pendurada em um vaso em uma prateleira. Embora o cuidado seja sempre recomendado, esta é uma planta bem fácil de cuidar.

Regue a cada 5 a 7 dias, dependendo da luz e da temperatura. Mantenha o solo uniformemente úmido, mas não encharcado.

Prefere solo úmido, mas bem drenado. Verifique a umidade do solo com o dedo. Se os 5-10 cm superiores do solo estiverem secos ou as plantas murcharem, é hora de regar. Aplique água no nível do solo, se possível, para evitar molhar a folhagem. Regue toda a área do solo até que a água escorra pela base do vaso. Isso indica que o solo está totalmente molhado.

Samambaia

Essa planta ornamental é uma velha conhecida de todos por serem consideradas plantas fáceis de cuidar e um tanto diferente das outras plantas que conhecemos. Isso porque a samambaia se reproduz por esporos, que ficam na parte de baixo das folhas. Ou seja, é uma planta sem flor que ainda sim encanta pela beleza e assim como a jibóia, pela facilidade de cultivo.

Elas podem decorar sua varanda, podem ficar presas à suas árvores, podem ser cultivadas em vasos e podem ser uma ótima opção para decorar o interior de sua casa. Existem várias possibilidades quando se trata da samambaia, então você provavelmente vai conseguir encaixar a sua em algum local especial.

A samambaia é uma planta que prefere locais sombreados. Você pode deixá-la perto de janelas, debaixo de árvores, na varanda, desde que ela não receba luz solar direta nem fique muito tempo pegando sol.

A samambaia precisa estar sempre úmida. Faça a irrigação pensando nisso, e, claro, evitando deixar o solo encharcado.

Antúrio

Além de belo e charmoso, os antúrios são plantas fáceis de cuidar e são repletos de significado! Ter um antúrio certamente traz mais energia para seu lar. Provavelmente, por isso, a planta é considerada um sinônimo de hospitalidade e bem-estar!

O antúrio é uma planta baixa, atingindo de 30 cm até 1 m de altura. Suas folhas longas e com um verde intenso caem muito bem em arranjos decorativos e apesar de ser mais conhecido na cor vermelha, pode vir em tons de rosa, laranja, branco e até mesmo preto!

Uma curiosidade do antúrio é que a bela parte colorida não é uma flor: se trata de uma inflorescência! A folha de cor intensa e em formato de coração se chama bráctea. Já a haste amarela, chamada espádice, contém inúmeros pequenos pontinhos. Esses pontos são, na realidade, as flores do antúrio!

Assim como a Samambaia e a Jibóia, os antúrios são plantas fáceis de cuidar, sendo muito indicados para jardineiros de primeira viagem. Eles se adaptam  bem tanto em ambientes internos, como nos externos e também convivem bem com outras espécies.

Mas atenção, cuidado com os pets, o Antúrio requer cuidados, pois contém algumas toxinas e se ingerido, pode causar irritações.

Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade! Por isso, a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.

Tenha atenção com a planta no momento da rega, pois a água deve cair somente sobre a terra, evitando a proliferação de fungos.

Suculentas e Cactos

Acredite ou não, mas são cerca de 22 mil espécies de cactos e suculentas no mundo e elas vêm em diferentes formas, texturas, cores e tamanhos. Ou seja, certamente existe uma (ou bem mais de uma) que é a sua cara! Não tem como não amar plantinhas tão democráticas e diversas assim.

Definitivamente um dos maiores benefícios dos cactos e suculentas em casa é o fato de serem plantas fáceis de cuidar e se manterem lindas o ano inteiro.  São plantas que aprenderam a se adaptar a condições extremas como os desertos, sob sol quente e pouca água por meses.

Mas, vale ressaltar que antes de sair colocando a sua plantinha em uma xícara ou em um pote, lembre-se de garantir que esses recipientes tenham um furo na parte debaixo. Exatamente pelos cactos e suculentas não serem tão chegados em água, eles precisam desse respiro para não acabarem afogadas quando você regar.

Funcionam tanto para casa de estilos minimalistas a maximalistas, quanto para decorações mais rebuscadas – até de casamento e outros eventos! Sem contar que se o seu jardim de suculentas vingar, você pode usá-las como lembrancinha de aniversário para amigos e família.

 Zamioculca

Plantas facéis de cuidar e perfeitas para ambientes internos, as Zamioculcas são suculentas muito usadas na porta de entrada das residências, isso por conta de sua fama de atrair prosperidade.

Espécie exótica da família das Aráceas, originária da África tropical, as Zamioculcas são resistentes e necessitam de poucos cuidados. Elas conseguem sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação. Dessa forma, até mesmo uma pessoa que não tem muito tempo disponível ou muitos conhecimentos de jardinagem, é capaz de conservar Zamioculcas.

As Zamioculcas podem ser cultivadas em vasos, nos canteiros de jardins, podem ainda ser mantidas à meia sombra e até sombra plena.

A necessidade de água é menor, se comparada a outras plantas. Portanto, se for uma planta de rua, sua preocupação maior será nos dias quentes e sem chuva. Sendo uma planta de vaso, cultivada dentro de casa/varanda, observe o solo e regue antes de secar a terra.

No verão: 2 a 3 vezes na semana e no inverno: 1 vez por semana nos dias mais frios.