7 ideias de Decoração para Área Externa Pequena

7 ideias de Decoração para Área Externa Pequena

Transforme a área externa pequena do seu lar de maneira funcional e moderna com ideias que vão inspirar você!

Seja quintal, varanda ou entrada: é sempre bom dar uma repaginada nos ambientes. Ainda mais quando estamos falando de uma área externa pequena, de um apartamento ou até mesmo de uma casa.

Por ser um local que conecta a construção do lar com a entrada principal, a área externa demanda um cuidado especial e olhar mais atento aos detalhes.

Então para te ajudar, listamos 7 dicas muito legais que vão te inspirar a renovar a área externa pequena do seu lar. Vem com a gente!

1. Mesa e cadeiras para a área de lazer pequena com churrasqueira

Quem não quer ter uma área externa convidativa e aconchegante? Ficamos tão preocupados em tornar o interior de nossos lares em um lugar atraente, que nos esquecemos do do exterior.

É bem interessante acomodar algumas cadeiras e mesas laterais ou de centro ao ar livre ou um deque com bancos e acentos diferentões e bem bonitos que existem no mercado.

Ter móveis coringas, mesmo que seja em um pequeno espaço, faz toda diferença na hora de reunir a família e convidados, e deixá-los mais à vontade e confortáveis. Exemplos disso são a substituição das cadeiras convencionais por puffs ou futons.

Se você pretende integrar a área gourmet com churrasqueira, piscinas – em residências maiores -, apostar em um conjunto de mesa e cadeiras retráteis é uma excelente alternativa. Além de dar uma atmosfera despojada, proporcionar sofisticação aos ambientes.

2. Jardim vertical é uma tendência que veio para ficar!

Sem dúvida, respirar ar puro e ter mais contato com o verde transforma nosso humor e disposição. Além disso, nos deixa muito mais relaxados e felizes. Por isso, aproveite sua área externa para se conectar com a natureza.

Entre as mais diversas formas de adaptar as áreas externas, está o Jardim Vertical. Um modelo totalmente moderno e flexível de manter suas plantinhas suspensas e apoiadas nas paredes, próximo à varanda gourmet.

Cada vez mais as pessoas estão optando por fixar painéis de madeira com pequenos suportes com flores coloridas, samambaias e até mesmo pallets que apoiam cactos. Realmente, essa dica é maravilhosa, não é? 🌱

3. Integrar a varanda com a sala

Quebrar a divisão entre sala e varanda possibilita o aproveitamento de uns metros quadrados a mais. E, para ganhar mais espaço de um jeito bacana, você pode alocar os móveis em um mesmo espaço.

Sem as paredes, o ambiente ficará mais iluminado. O que é ótimo para quem ama a entrada de luz natural no ambiente ou deseja usar tons mais escuro nas paredes da própria sala.

Um ponto interessante disso tudo é utilizar revestimento nos dois ambientes no mesmo nível para potencializar ainda mais o sentimento de integração.

Viu como é possível otimizar seu lar de forma inteligente e funcional?!

4. Aposte em deque de madeira

Uma área de lazer pequena pode (e deve) receber um charme especial. Isso porque, a presença da madeira é capaz de deixar os ambientes ainda mais agradáveis e elegantes.

Existem alguns tipos de deques que podem ser facilmente integrados em uma área externa pequena, como:

  • Modulares: são pré-fabricados que contam com base de borracha e oferecem praticidade na montagem, sem a necessidade de pregar para fixá-los;
  • Tradicionais: são compostos por madeira comum, que exige cuidado específico para impermeabilização e produtos anti-cupins. Mas para garantir o melhor resultado é necessário contar com a ajuda de um profissional;
  • Pallets: são opções econômicas e adaptáveis, nivelando assim, a altura entre os pisos da sala com a varanda.

5. Plantas e flores criam um ambiente para relaxar

Além da beleza natural das plantas e flores, de quebra você cria um ambiente relaxante perfeito para aqueles momentos em para curtir a própria companhia ou com mais pessoas.

Se você não abre mão da natureza e quer dar mais vida ao ambiente, recomendamos cultivar plantas que sobrevivam no interior do imóvel.

Alguns exemplos de espécies são: cactos, samambaias, begônia, zamioculca, lírio da paz, jade, lança de São Jorge, entre muitas outras. 🌵

6. Sem iluminação, nada feito

Os meios de iluminação podem ajudar a tornar uma área externa pequena em um local charmoso e ideal para os mais diversos eventos.

Vejamos: a luz do dia, faz com que o ambiente seja perfeito para estudar e descansar. Ao anoitecer, a iluminação proporciona um clima mais intimista e aconchegante. 💡

Os pontos de luz mais apropriados para uma área externa pequena são: andarelas, fios de LED e pendentes. Para o espaço gourmet, indicamos uma luz mais intensa na direção da mesa ou bancada. Agora se o seu objetivo é criar um local de descanso, instale luz indireta para não prejudicar a visão.

7. Expresse sua personalidade através das cores!

Não podíamos finalizar sem falar do poder que as cores têm. Bom, nesse caso, não existe regra. Seu estilo e personalidade é que vão influenciar na escolha da paleta dos objetos e móveis.

Você pode optar por uma parede bem chamativa e acessórios neutros, ou, deixar por conta da mobília a função de carregar as cores. O que importa é transformar sua área externa em um espaço que realmente combine com você, livre de julgamentos.

Sem contar que, se as plantas e flores fizerem parte disso, poderão grandes aliadas na hora de colorir seu lar. 🏡