Se você deseja saber o que é Design Biofílico e por que esse estilo vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura, continue a leitura desse artigo.
Afinal, o que é Design Biofílico?
A palavra “biofílico” vem da palavra grega “biofilia”, sendo bios, “vida,” e philia, “amor”, podendo ser definida como amor à vida ou aos sistemas vivos.
Esse termo foi criado e utilizado pela primeira vez pelo psicólogo alemão Erich Fromm e difundido posteriormente pelo biólogo e naturalista norte-americano Edward O. Wilson em sua obra “Biofilia”, onde explicava e relação e afinidade dos seres humanos com a natureza.
Você já parou para pensar em quais lugares você gosta de ir para relaxar nas férias?
Provavelmente sua escolha será uma praia, montanhas ou locais com muito contato com a natureza.
Os seres humanos são instintivamente atraídos por recursos e processos naturais, tendo em vista que a necessidade de uma maior conexão com a natureza é fundamental para sua saúde física e mental e seu desenvolvimento.
Pensando nisso, muitos arquitetos e designers de interiores vem seguindo a tendência do design biofílico e, apesar de parecer um termo relativamente novo, já conseguimos observar vários projetos de construções que se utilizam da inserção de elementos naturais em suas obras há algum tempo.
Isso porque, ao passar pela pandemia acabamos ficando mais tempo dentro de casa e nosso lar se tornou nosso habitat natural.
Quais as principais vantagens e benefícios do Design Biofílico nos projetos?
Agora que você já sabe o que é design biofílico chegou a hora de saber quais as vantagens desse estilo no seu apartamento.
Diminuição nos níveis de estresse
Segundo a OMS, um dos maiores fatores causadores da depressão é o estresse nos ambientes de trabalho.
Após essa introdução sobre o que é Design Biofílico, é possível perceber o quanto o ser humano necessita de uma conexão com a natureza para conseguir se desenvolver e melhorar sua saúde.
Portanto, esse estilo de design é importante não só nas áreas de lazer e descanso, como em áreas de trabalho, como escritórios, para que você consiga melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu desempenho e sua produtividade.
Estimula a criatividade e desenvolve a empatia.
Quando você está em um ambiente que te transmite calma e tranquilidade, você pode desfrutar de momentos contemplativos.
O ser humano necessita desses momentos para que o cérebro assimile todas as informações adquiridas no dia a dia e consiga assim, trabalhar a criatividade. Como cita o filósofo Byung-Chul Han em Sociedade do cansaço “[…] No estado contemplativo, de certo modo, saímos de nós mesmos, mergulhando nas coisas.”
O Design Biofílico também é benéfico no desenvolvimento das crianças.
Segundo estudos publicados no jornal científico Plos One crianças pré-escolares que têm mais contato com a natureza são menos hiperativas, apresentam menos dificuldades comportamentais e como consequência, têm um comportamento social mais adequado, facilitando a interação com outras crianças.
Melhora a circulação de ar e aumenta a entrada de luz natural.
Ao compreender o que é Design Biofílico, entendemos que essa tendência é muito mais do que simplesmente adicionar um vasinho na decoração.
Incorporamos o estilo no nosso dia a dia e contamos cada vez mais com projetos arquitetônicos modernos e sofisticados.
A reorientação de janelas e paredes na construção, são fatores essenciais nesse tipo de projeto para otimizar a entrada de luz natural e melhorar a circulação de ar, proporcionando maior bem-estar para os ocupantes do imóvel.
Caso você não tenha condições ou tempo de investir em um projeto tão sofisticado no momento, você pode iniciar a inserção de pequenos pontos naturais no seu apartamento para melhorar a qualidade do ar e aumentar os estímulos positivos do contato com a natureza na sua rotina.
Para ajudar com isso, separamos algumas plantas fáceis de cuidar e ótimas para ambientes fechados e você pode acessar esse artigo clicando aqui.
Você aplicaria esse estilo no seu lar? Comente aqui e nos deixe saber se você gostou do conteúdo.
Não deixe de acessar também nossos outros artigos aqui no blog!