O que é decoração estilo industrial?

O que é decoração estilo industrial?

Leia o conteúdo a seguir e descubra o que é decoração estilo industrial e como aplicar essa tendência no seu apartamento.

O que é decoração estilo industrial?
Imagem do Pinterest


Cada vez mais presente na decoração moderna brasileira, esse estilo contemporâneo é perfeito para quem deseja renovar os ambientes de casa trazendo a rusticidade do ambiente urbano sem perder o charme e a elegância de um estilo atemporal.

A decoração em estilo industrial é para quem ama transformação e que deseja trazer um ar de juventude e movimentação urbana para o apartamento.
Se você ama tendências de decoração e quer saber mais sobre como surgiu, quais as principais características desse estilo e como aplica-lo no seu apartamento continue a leitura desse conteúdo!

Como surgiu a decoração estilo industrial?

Imagem do Pinterest

Esse estilo tem seu início nos anos 70, quando Nova Iorque estava passando por um processo de desindustrialização e muitas fábricas estavam sendo transferidas para o oeste do país, trazendo uma economia voltada a grandes empreendimentos comerciais.

Com o alto custo de moradia na época, nova iorquinos passaram a ocupar e  integrar suas residências em instalações de fábricas, garagens e galpões desocupados. Antigos galpões industriais se transformaram no que seriam os lofts modernos, incorporando características simplistas e elementos rudimentares que compunham ambientes amplos transformando uma aparência “crua” no que viria a ser uma tendência sofisticada e adaptada para os diversos cenários da atmosfera da arquitetura contemporânea.

Quais são os principais elementos que compõem a decoração estilo industrial?

Agora que você já sabe o que é decoração estilo industrial vamos elencar os principais itens que compõe esse estilo.

Valorização do concreto e tijolos aparentes.

Imagem do Pinterest

Um grande marco na decoração estilo industrial são os tijolos e o concreto aparente em sua composição.
Esse componente remete muito a características primárias das construções, onde sua estrutura fica exposta sem acabamentos, com paredes e pisos de cimento queimado e tijolos visíveis.

Vigas e encanamentos expostos.

Imagem do Pinterest

Não tem como pensar em o que é decoração estilo industrial sem pensar na parte da estrutura crua que são os encanamentos e vigas aparentes.
Ao coloca-los em evidência na decoração, automaticamente você cria uma atmosfera moderna e urbana.

Ambientes integrados.

Imagem do Pinterest

Quer algo mais moderno e prático do que ambientes integrados?
O conceito aberto funciona muito bem nesse estilo de decoração por transmitir uma sensação de amplitude, o que remete diretamente aos galpões antigos das fábricas.
Além da praticidade da integração dos cômodos, você tem mais liberdade para criar espaços dinâmicos e construir diversas composições para a sua decoração.

Cores sóbrias.

Imagem do Pinterest

Como visto acima, é muito comum observar a presença do concreto e do cimento queimado nas paredes e pisos desse estilo de decoração, o que transmite a sensação de um ambiente não finalizado, ousado e único.

Para “casar” com esses pontos fortes do estilo industrial, o ideal é apostar em cores neutras e sóbrias, como o preto, o branco e o cinza.
No entanto, se você tiver um perfil mais ousado, pode tentar combinar de maneira equilibrada cores mais vibrantes ao ambiente.


Saber mais sobre o que é decoração estilo industrial e se aprofundar na história faz com que você entenda mais sobre suas composições e consiga criar ambientes únicos para o seu apartamento.

Outro ponto que não podemos deixar de comentar é sobre a valorização das texturas e a combinação de estilos.
O design industrial foca em um ambiente rústico que valoriza texturas de madeira, tijolos, metal e concreto.
Ao criar esse tipo de composição em seu apartamento, harmonize composições com elementos tecnológicos e eletrodomésticos com acabamento em aço escovado, além de investir em móveis no estilo vintage!

Além das características descritas acima, você pode inserir na sua decoração elementos como pendentes e iluminações em trilhos de spots; tapetes com tons queimados e escuros; quadros decorativos para trazer mais personalidade aos ambientes e imprimir seu estilo pessoal na decoração; capas de almofada; entre outros.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir outras informações presentes no nosso blog!