Faça Você Mesmo: Cimento Queimado para o Banheiro

Faça Você Mesmo: Cimento Queimado para o Banheiro

É hora de colocar a mão na massa – ou no cimento queimado – e transformar seu banheiro de forma simples e despojada!

 

O que antes era considerado mal acabado, agora é uma forte tendência que tem enchido os olhos daqueles que desejam ousar no acabamento final utilizando revestimento de cimento queimado.

 

Com certeza o cenário decorativo vem se reinventando ao longo do tempo, e essa evolução impactou diretamente nos produtos de alta performance que são capazes de deixar o ambiente com um estilo contemporâneo e descolado.

 

A mistura de cimento pode ser usada tanto em paredes quanto em pisos, especialmente de banheiros, por ser um material resistente e fácil de limpar.

 

Está pensando em dar uma cara nova para o seu banheiro? Veja o passo a passo de como aplicar cimento queimado e faça você mesmo!

 

 

Mas do que é feito o Cimento Queimado?

Antes de colocar a mão na massa – ou no cimento -, precisamos entender matéria prima deste poderoso produto.

 

O cimento queimado é composto por pó de cimento, areias selecionadas e água. Estes materiais têm como característica uma excelente aderência até mesmo para as superfícies nas quais já foram revestidas por outros produtos, exceto a madeira.

 

Apesar de ser feito por fontes naturais, já existe a opção de adquirir cimento queimado já pronto no mercado.

 

Uma alternativa mais prática e muito procurada por aqueles que querem reformar algum ambiente no famoso modo DIY (Do It Yourself), traduzido para Faça Você Mesmo.

 

Sabe por quê o cimento queimado está em alta? Porque ele é responsável por deixar os cômodos estilosos, com um ar rústico e elegante. Além disso, seu baixo custo comparado ao de outros revestimentos é um fator que influencia bastante na escolha.

 

Não podemos deixar de citar sua versatilidade invejável. Uma vez que você pode aplicar este tipo de produto tanto no piso como nas paredes, banheiras, cubas, bancadas de lavabo e mesas, por exemplo.

 

Sem contar que a mão de obra é acessível e super descomplicada, pois o cimento queimado pode ser aplicado direto sobre os azulejos também, sem aquela dor de cabeça de quebra-quebra.

 

É a junção perfeita de beleza única e economia em um só material. Muito legal não é?

 

 

Por que fazer Cimento Queimado no Banheiro?

Quando pensamos no interior de um banheiro, as cerâmicas, pastilhas e as pedras logo nos vem à cabeça. Porém, estas não são as únicas opções.

 

O cimento queimado apresenta uma vantagem muito boa que é a possibilidade de revestir o banheiro por completo, compondo um ambiente funcional, aconchegante e moderno ao mesmo tempo.

 

O efeito que o cimento queimado vai causar no banheiro vai depender da preferência e repertório do morador. Alguns querem deixar o espaço com uma atmosfera mais industrial, já outros apostam no rústico.

 

E ainda tem projetos em que esse tipo de revestimento ficará como coadjuvante, em sua neutralidade, para receber outros elementos como destaques.

 

Vamos partir para a ação?

 

 

Passo a Passo de Como Aplicar o Cimento Queimado no Banheiro

Por ser uma área que absorve muita umidade e acaba ficando molhada por um longo período, o banheiro acaba sendo um ambiente perfeito para ser revestido de cimento queimado.

 

Mas afinal, como fazer isso de modo simples e eficaz?

 

1º Utilize o produto certo e com cuidado

O primeiro passo é colocar o produto – próprio para a mistura – na desempenadeira de aço de pontas arredondadas, e aplique uma fina camada sobre a parede.

 

Deixe a primeira demão bem uniforme para dar o efeito liso.

2º Espere secar

O produto irá secar por aproximadamente 8 horas. Após esse tempo, passe uma lixa bem fina para tirar todas as imperfeições.

 

3º Passe mais uma demão, mas agora em movimentos circulares

Chegou a hora de tirar o pó com o pano e agora dê mais uma demão usando a espátula, mas dessa vez, fazendo movimentos circulares.

 

É esse movimento que vai definir a quantidade de mancha que vai ter no seu cimento queimado. Isso porque, quanto menor o movimento e mais curvado, mais manchado ele fica.

 

4º Aguarde uma nova secagem

Espere secar de novo e assim que estiver completamente seca, lixe mais uma vez para tirar as imperfeições e dê um acabamento usando uma resina acrílica (que geralmente no kit junto com o produto).

 

Por ser transparente, a resina proporciona um acabamento acetinado bem bonito e ainda protege seu cimento queimado. O recomendado é passá-la com um rolo pequeno para melhor aplicação.

 

Vale destacar que existem certos tipos de produtos que podem ser utilizados dentro do box do banheiro e costumam ser de fácil aplicação e aderência nas paredes.

 

Quais são os Benefícios em Optar por Cimento Queimado?

  • Revestimento versátil: o esse tipo de cimento pode ficar liso com efeito matizado ou brilhante, além de aceitar a liberdade em brincar com um monte de cores;
  • Espessura mínima: apesar da aparência robusta, o cimento queimado não passa dos 2 ou 3 mm. Bem fino, não é?
  • Alta resistência à umidade: trata-se de um material impermeável que pode ser aplicado sobre qualquer superfície lisa e macia;
  • Manutenção econômica e simples: é preciso somente de detergente neutro e um pano úmido. E em alguns casos, um pouco de cera para manter o brilho;
  • E por fim, ele tem uma beleza única: sua versatilidade permite a combinação com outros elementos que irão fazer toda diferença no acabamento final.

 

Planejar é fundamental!

De modo geral, o resultado estético supera as expectativas e une dois fatores determinantes: o custo benefício e a praticidade de manutenção. Já que não se cria limo, muitos menos infiltrações na área de banho devido a ausência de juntas.

 

Mas para isso é preciso cuidado ao instalar o cimento queimado em toda parte do banheiro.

 

Como não é possível realizar nenhum retoque ou correções posteriores, o grande desafio é executar a elétrica e hidráulica com um acabamento minucioso em torno das válvulas e ralos antes da aplicação do revestimento.

 

E para evitar o aparecimento de trincas no cimento queimado, o ideal é aplicar juntas de dilatação.

 

Por isso, deve-se elaborar um planejamento criterioso para evitar dor de cabeça antes, durante e depois da reforma, para que você possa então se surpreender com um visual totalmente único e despojado.